Entenda o aparelho e suas funções

Quando descobrimos que sofremos com a apneia do sono, muitas dúvidas costumam vir à mente. Geralmente, em primeiro momento, ficamos focados em entender melhor o tratamento do distúrbio, seus sintomas e como pode prejudicar nossa vida. Contudo, uma pergunta comum que muitos se fazem assim que descobrem a doença é para que serve o CPAP.

Neste conteúdo, contamos tudo sobre o CPAP para você, suas funções, tipos diferentes de aparelhos, como ajudam no tratamento contra a apneia do sono e muito mais. Além disso, também trouxemos um compilados de 5 aparelhos top de linha para te apresentar. Continue a leitura e confira tudo sobre o aparelho CPAP agora mesmo!

para-que-serve-o-CPAP

 

 

CPAP: para que serve e como usar

O aparelho CPAP é um equipamento utilizado para o tratamento contra a apneia do sono. Assim, ele ajuda a evitar o ronco, impedir a obstrução das vias aéreas e, por consequência, proporciona um sono mais saudável. Dessa forma, o equipamento ainda ajuda a diminuir as consequências geradas pela apneia, como o cansaço diurno, estresse e até a impotência sexual.

Outro ponto interessante a se observar sobre o CPAP é o seu funcionamento. O equipamento atua por meio do envio de um fluxo de ar positivo para as vias aéreas, o que permite que o mesmo esteja em constante passagem, seja pelo nariz ou boca, até o pulmão. Contudo, você pode escolher entre dois tipos de equipamentos, com dois tipos diferentes de pressão de ar, o CPAP fixo ou automático, que você conhecerá a seguir.

 

 

Aparelho CPAP: automático x consistente

Os aparelhos CPAP apresentam dois tipos diferentes de pressão, a fixa e a automática. Isso varia de modelo, marca e a sua escolha dependerá da indicação do seu especialista do sono. Contudo, contamos melhor para você como funcionam cada um desses dois tipos de CPAP a seguir. Confira!

CPAP consistente ou fixo

Os equipamentos de pressão fixa, também conhecida como pressão consistente, entregam um fluxo de ar contínuo durante a noite. Esses aparelhos foram os primeiros dispositivos utilizados para a terapia respiratória contra a apneia e funcionam por meio de uma configuração de pressão pré-estabelecida, que se mantém constante durante toda a noite de sono. Essa configuração deve ser indicada pelo seu especialista do sono.

CPAP automático

O CPAP automático entrega uma variação de pressão no fluxo de ar durante a noite. Ou seja, a pressão do ar irá variar dependendo da sua necessidade. Para isso, junto ao seu médico do sono, você estabelecerá um nível mínimo e um máximo de pressão, e o equipamento irá variar entre eles a fim de identificar a quantidade de ar certa para você. Dessa forma, o tratamento se torna mais confortável e proporciona uma noite de sono mais tranquila.

 

 

Umidificador de CPAP: para que serve

É comum que as pessoas que fazem uso do CPAP reclamem de efeitos colaterais. Alguns exemplos são a congestão nasal, ressecamento do nariz e da garganta. No entanto, para aqueles que possuem alergias respiratórias, como rinite, asma ou bronquite, o problema é ainda maior. O umidificador para CPAP ajuda a amenizar esse problema.

Água destilada

A umidificação do ar durante o tratamento previne o ressecamento das vias aéreas e torna o tratamento muito mais confortável. Além disso, o umidificador ajuda a melhorar a adaptação à terapia respiratória para pacientes que acabaram de começar a se tratar. Dessa forma, é indispensável que você encontre um equipamento com umidificador integrado ou compre um umidificador.

CPAP com umidificador integrado x umidificador externo

Geralmente, em aparelhos mais modernos, o umidificador já vem integrado ao equipamento. Contudo, em alguns modelos, isso não é uma realidade. No entanto, isso pode ser solucionado de uma maneira simples! Existem diversos tipos de umidificadores que você pode comprar e, assim, garantir o conforto para o seu tratamento ou investir em um CPAP com umidificação integrada, que já vem “pronto”.

O que é a máscara de CPAP e qual sua finalidade

máscara de CPAP
A máscara de CPAP conecta o aparelho ao paciente, servindo como ponte para o fluxo de ar.

O CPAP é responsável por enviar o fluxo de ar para o tratamento, que é transmitido por meio da máscara. Existem diversos tipos diferentes, como a máscara para CPAP nasal, que engloba apenas o nariz. Outro modelo é a máscara para CPAP facial, que recobre o rosto. Além disso, existem vários outros modelos, que você pode conhecer melhor em nosso conteúdo sobre o assunto: Tipos de máscaras para CPAP e como escolher a ideal para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.